ComposiçãoSolado externo: 40% - Poliuretano45% - Borracha - Sintética15% - Acetato etileno de viníl (EVA). Cobertura de: 65% - Poliamida10% - Borracha - Sintética25% - Poliuretano termoplástico (TPU). Forração e palmilha de: 100% - Polietileno Tereftalato (PET).
Ficha técnicaSistema de atacadores Gancho aberto + webbing
Gancho de bloqueio
Reforço de proteção na biqueira em borracha
Membrana impermeável e respirável
Sola intermédia em espuma EVA + almofada macia
Aplicação calcanhar de PU
Sola: Sola Vibram® ForclazDesign com crampons grosso e profundos.
Composição do forro: tecido
Composição cano: tecido de alta resistência Matryx®EVO
Peso: 620 g
Interior das botas de tamanho médio
Fabricadas na Europa
Fabricadas na Europa
100% de nosso calçado Forclaz é fabricado na EuropaAs botas são fabricadas no seio da União Europeia, na Roménia, numa fábrica especializada na produção de calçado de caminhada (SKANDIA).
Material principal do cano: Made in France
Para maior transparência, consultar a lista do nosso parceiro francês: https://chamatex.net/marques/matryx/
Dica: fazer copy/paste dos links apresentados nesta página no teu navegador preferido
Coloração Dope Dye do forro deste modeloTingir têxteis requer muita água, produtos químicos e energia.E no entanto, gostamos de usar cores.Então, para limitar este impacto, utilizamos a técnica "Dope Dyed" que consiste em integrar pigmentos de cor em pó durante o fabrico do fio (e não por imersão em banhos de tintas, como é normalmente o caso). E isto limita o consumo e a descarga de águas residuais relacionadas com o tingimento dos nossos tecidos.
Porque razão utilizamos plástico recicladoO plástico é um material sintético não biodegradável fabricado a partir do petróleo.Após utilização, acumula-se no meio ambiente, fragmenta-se em micropartículas e polui todos os meios. Podemos encontrá-lo em todo o lado! Ao utilizar resíduos plásticos, os recursos petrolíferos necessários para a sua produção e a quantidade de resíduos são reduzidos. O que já é um passo em direção a uma produção mais sustentável.
Utilizamos plástico recicladoA nossa sola de montagem é composta por 80 % de plástico reciclado
O exoesqueleto de suporte do tornozelo é 100% em plástico reciclado.
Vantagem do gancho de bloqueioPermite dissociar com eficácia os atacadores da parte de baixo dos da parte de cima.
Isto permite ajustar bem os atacadores à forma dos pés e proporcionar mais ou menos liberdade aos tornozelos. Para serrar este primeiro aperto da parte de baixo, dá um primeiro nó simples no peito do pé e utiliza o bloqueio das botas.
Todas as nossas botas de trekking oferecem esta possibilidade.
VIBRAM®. A aderência e a tração das nossas solasA aderência das nossas solas tem o selo VIBRAM®, o que oferece uma excelente aderência em todos os terrenos secos ou húmidos de terra ou rocha. Numa palavra, imbatível! Os entalhes VIBRAM® oferecem também uma capacidade de tração adaptada a terrenos escorregadios e húmidos.
Sola de largura média: quanto mais larga a sola, mais tendência terá a ser mole. Por conseguinte, com esta sola, a caminhada mantém-se confortável na maior parte dos caminhos sem perda de estabilidade.
MATRYX®, um tecido inovador e ultra resistente, proveniente do know-how francêsA durabilidade ao longo do tempo da tecnologia MATRYX® é inegável. A conceção em França e a composição de certos tecidos de fios de poliéster reciclados refletem a nossa dedicação ao desenvolvimento de produtos sustentáveis.
Para saber mais: https://www.matryx-textile.com/
Dica: copia e cola o link acima no teu navegador preferido;)
A tecnologia MATRYX® EVOA parte mais solicitada do cano no terreno é dotada de um tecido MATRYX® EVO, um Jacquard com forro integrado. Composto técnico de uma teia PA revestida de PU 550dtex e de uma trama PA revestida de PU 550dtex.
Um forro PES 167dtex.
Integração de fios de aramida no conjunto do cano para assegurar um bom suporte e uma grande resistência à abrasão nas zonas do calçado mais sensíveis às fricções.
O nível de impermeabilidade do calçado.
Estas botas foram aprovadas no teste de impermeabilidade a 50 000 flexões repetidas, ou seja, 20 km de marcha com água até meio do cano. Garante-se assim o melhor nível de impermeabilidade em termos de calçado.
--> A nossa avaliação indica um NÍVEL DE /4/5, o que garante uma impermeabilidade de 8 horas de caminhada à chuva.
Os detalhes dos testes realizados para a avaliação da impermeabilidade das nossas botas encontram-se mais em baixo, nas características.
Aumentar a impermeabilidade do calçado com uma polainaA impermeabilidade de um calçado é muitas vezes prejudicada pela entrada de água pela parte de cima do calçado.
--> Para manter os pés secos durante mais tempo, aconselhamos a utilizar polainas ou mini polainas impermeáveis que protegem a parte superior das botas contra a entrada de água, mas também das pedras e areia.
Modelo perfeitamente adaptado a este modelo polainas de trekking MT500 preto
Como prologar a impermeabilidade deste modelo de tecido?Apesar de este modelo ter uma membrana (impermeável/respirável), aconselhamos a utilização, algumas vezes por ano, de um spray impermeabilizante que permitirá recuperar a resistência à água original e combater as manchas exteriores.
--> Este processo reativa a resistência à água do material exterior (a água escorre e não se infiltra). Cada parte têxtil é pulverizada e, sobretudo, não esquecer os fios das costuras (a água adora os fios das costuras!)
Impermeabilizar as minhas botas de tecido com um reativador de resistência à água1/ Utilizar uma escova e/ou esponja para limpar as botas e retirar os resíduos de terra ou lama.
2/ Em seguida, deixar secar ao ar livre, afastadas de uma fonte de calor.
3/ Agitar o SPRAY IMPERMEABILIZANTE 5€
4/ Pulverizar sobre o produto a uma distância de 25 cm
5/ Deixar atuar durante 10 minutos. Atenção: Não esfregar, nem limpar.
Recomendamos o nosso spray reativador de resistência à água
Não há ecodesign sem uma elevada resistência dos nossos modelos!Além dos vários testes em laboratório, estas botas foram testadas no terreno por praticantes fãs de trekking ao longo de uma MISSÃO DE TESTE DE DURABILIDADE de 500 km, no GR5 e trilhos de trekking das Canárias.
Os testes em laboratório complementares principaisOs testes realizados em laboratório têm o objetivo de validar os seguintes elementos: - arrancamento de correias e ilhós
- colagem da sola
- toxicologia
- resistência aos raios UV
- abrasão da sola e dos materiais do cano
- envelhecimento acelerado
Possível utilização unicamente de crampons com correiasEste modelo de botas de Trekking permite a utilização ocasional apenas de crampons com correias.A sua rigidez é suficiente para uma utilização ocasional dos crampons com correias garantindo simultaneamente um ótimo conforto ao caminhar.
Escolher o tamanho do calçado já é um desafio.Para a prática de caminhada, não hesites em escolher um tamanho acima do habitual, para garantir o máximo conforto em descida e evitar que os dedos embatam na biqueira. Conselho: manter as unhas curtas e, antes de qualquer descida, certificar-se de que o aperto do calçado impede o pé de deslizar até à biqueira.
O teste de impermeabilidade realizado neste modeloAs nossas botas são testadas em laboratório com base nos 2 testes seguintes.
Teste 1: Testamos a eficácia da membrana sozinha mergulhada dentro de água sob pressão de ar. Verificamos apenas a ausência de bolhas à superfície tal como numa câmara de ar furada. Teste 2: Com a ajuda de um braço mecânico que simula a marcha, as botas são mergulhadas até meio em água e são realizados milhares de flexões de forma a verificar que o interior das botas se mantém seco e logo impermeável.
5 níveis de impermeabilidadeDurante o teste de impermeabilidade, testamos 5 níveis de impermeabilidade:
- 2 000 flexões (cerca de 4 km, 30 min de caminhada)
- 10 000 flexões (cerca 10 km, 3 horas de caminhada)
- 30 000 flexões (cerca 15 km, 6 horas de caminhada)
- 50 000 flexões (cerca 20 km, 8 horas de caminhada)
- 100 000 flexões (cerca >20 km, 24 horas de caminhada)
Experimentar o calçado etapa por etapaPara uma escolha adequada das botas: 1. Experimenta os dois pés com o par de meias que irás usar durante a prática de caminhada e levanta-te. 2. Apertar bem os atacadores.
3. Verificar dois pontos de conforto importantes: como assentam as botas ao nível do calcanhar e biqueira em descida. 4. Levantar-se e caminhar com as botas.
5. Experimentar vários modelos, de diferentes tamanhos. 6. Utilizar progressivamente as botas durante as primeiras caminhadas para que se moldem ao pé
ArmazenamentoGuardar protegidas da humidade e da luz num local arejado.
Restrição de UsoGuardar protegidas da humidade e da luz num local arejado.
Teste de QualidadeTodos os nossos artigos de calçado são testados em utilização por elementos representativos do público para o qual estes produtos são concebidos, em condições idênticas àquelas que poderia encontrar. Para testar, melhorar e validar os produtos, as nossas “Missões de Teste” envolvem o gestor de produto e pessoas exteriores à FORCLAZ.
|